Notícias

Turma da Mônica ensina reciclagem para crianças

Ao aprender a diferenciar materiais recicláveis como lata, plástico, papel, vidro e elementos orgânicos e a depositá-los nas lixeiras corretas, as crianças cumprirão os termos da Política Nacional de Resíduos Sólidos de maneira mais eficaz, uma vez que terão desenvolvido consciência ambiental. Por isso, a ideia do vídeo infantil é ressaltar o quanto é essencial saber reduzir o consumo de produtos, reciclá-los quando possível e reutilizar diversos tipos de materiais. Assista ao vídeo:

Cataki, "Tinder da reciclagem" ajuda catadores

Com o app, você pode encontrar catadores autônomos para recolher seus recicláveis. Ele mapeia o profissional mais próximo e pronto!

Catadores Lançam o primeiro anuário da reciclagem


Foi lançado no início deste mês o primeiro Anuário da Reciclagem, com dados referentes aos anos de 2017 e 2018. O material foi desenvolvido em parceria entre a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e a empresa Pragma Soluções Sustentáveis 

Fórum Estadual Lixo e Cidadania apresenta no sul do estado alternativas para descarte dos resíduos

  • O município de Gurupi recebeu nesta quinta feira, 24, a décima edição do Fórum Estadual de Lixo e Cidania (FELC/TO). As servidoras da diretoria de políticas ambientais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) se reuniram com secretários de meio ambiente e catadores de materiais recicláveis no prédio da Câmara de Dirigentes Logístas (CDL) da cidade. O objetivo do encontro é estimular os municípios a trabalharem a gestão compartilhada dos resíduos sólidos e a criação de consórcios intermunicipais por meio de contrato. Nessa última modalidade as despesas são rateadas entre as cidades que fazem parte do acordo.  

Fórum Lixo & Cidadania traz experiência de gestão dos resíduos sólidos com apoio popular

Os membros do Fórum Estadual Lixo & Cidadania (FELC) se reuniram na tarde desta quarta-feira, 06, para debater ações importantes de gestão dos resíduos sólidos que alguns municípios do Tocantins estão realizando com apoio popular. Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o debate ganha destaque pela importância do tema e pela urgência em buscar soluções.

Durante a reunião, realizada no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foi apresentada a experiência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palma (CIDS) no incentivo à Criação da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. O diretor executivo Bernardino Rodrigues de Souza explanou também sobre o processo de criação do consórcio, que integra os municípios de Aurora do Tocantins, Novo Alegre, Combinado e Lavandeira.

Passo a passo: Sistema de irrigação com garrafa pet


Importante para assegurar a sobrevivência da produção, o sistema de irrigação na agricultura pode ter um alto custo e acabar inviabilizando a criação do projeto. Entretanto, algumas alternativas, como a criação de aspersores com garrafa PET, barateiam esse investimento e são bastante eficazes. Veja abaixo algumas dicas indicadas para pequenas plantações ou jardins. 

Reunião FELC-Tocantins - Novembro. 


  • o dia 8 de novembro de 2018 foi realizada mais uma reunião do Fórum Estadual Lixo e Cidadania.
  • Realizada na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a reunião focou em assuntos pertinentes ao ramo do evento.
  • para mais informações consulte a ata do mês em questão.

Logística reversa pós-consumo: produtos de grande impacto ambiental que serão alcançados pela nova lei

A logística reversa pós-consumo é um processo que consiste no retorno, após o consumo, de determinados bens à sua cadeia de produção. Desde 2010, a instauração desse sistema já é obrigatória para fabricantes e comerciantes de produtos que possuem características especiais. 


Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno

O Programa de Logística reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP) faz parte da iniciativa entre a Braskem e a Dinâmica Ambiental, para promover a importância do descarte correto e da reciclagem, agregando valor para a cadeia do plástico. 


Reunião FELC-Tocantins -Outubro 


No dia 3 de outubro de 2018 foi realizada mais uma reunião do Fórum Estadual Lixo e Cidadania.

Realizada na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a reunião focou em assuntos pertinentes ao ramo do evento.

para mais informações consulte a ata do mês em questão.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora